sábado, 18 de maio de 2013

Joias em Titânio



O titânio, um metal bastante leve e resistente, tem sido empregado na joalheria devido ao grande espectro de cores que possibilita.
A coloração pode ser obtida por aquecimento ou por processo eletroquímico.
Sua cor original é cinza e conforme é aquecido, vão surgindo cores em sua superfície.




O surgimento de cores na superfície do titânio ocorre devido à formação de uma certa espessura de óxidos sobre o mesmo. Na verdade, as cores não estão presentes nos óxidos, elas resultam do fenômeno “interferência ótica”.

 
Esse mesmo efeito ótico pode ser observado numa bolha de sabão, em manchas de óleo sobre a água, conchas de madrepérola, asas de borboleta, etc.


O que encanta nas joias em titânio, é que cada peça é única e a distribuição das cores é quase sempre uma surpresa! É claro que é possível controlar o calor e assim provocar a cor desejada, mas uma fração de segundo a mais ou um breve movimento pode mudar tudo! E se esquentar demais, as cores se perdem e o trabalho tem de voltar à estaca zero após lixar bem a camada de oxidação.


 Acima, estão algumas joias em titânio de minha autoria, Denise Queiroz, como brincos, pingentes e marcador de livro.

Para mim é sempre uma experiência agradável “brincar” de colorir o titânio com a chama do maçarico…surpresas podem acontecer durante o processo!

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário